Julho Amarelo - Mês de Combate as Hepatites Virais | Notícias | Hemato Laboratório | Olímpia-SP

Notícias

Julho Amarelo - Mês de Combate as Hepatites Virais

04/07/2019

Durante todo o mês de julho várias unidades de saúde em parcerias com órgãos de saúde, secretarias, hospitais e universidades irão realizar ações para oferecer a população testes para a detecção de hepatites virais, devido ao início da campanha Julho Amarelo.

A campanha se faz necessária, uma vez que mais de três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C e não possuem conhecimento de que portam o vírus. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo existam mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C.

Hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Pode ser decorrente de várias situações, sendo as causas mais frequentes as infecciosas (ex: virais), tóxicas (ex: álcool), medicamentosas, autoimunes, etc, sendo as mais comuns as do tipo A, B e C.

28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a data foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2010 e visa a conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

A vacina para hepatite B é gratuita e está disponível em mais de 60 mil postos de saúde em todo o Brasil. Ainda não existe vacina para a hepatite C, porém o paciente pode realizar o tratamento pelo SUS, cujo índice de cura é superior a 90%.


WhatsApp